domingo, 14 de outubro de 2012

De quem será a Bola de Ouro?

A disputa do prémio Bola de Ouro deste ano tem sido um dos assuntos mais comentados no meio esportivo espanhol. Neste ano, a disputa parece ser a mais acirrada dos últimos três anos, todos vencidos por Lionel Messi.
Pra mim, Messi não devia ter ganho o de 2010Andres Iniesta jogou tanta bola quanto o argentino naquele ano, conquistou os mesmos títulos que ele no Barcelona, sendo peça chave neles. Maior do que isso, Iniesta ganhou a Copa do Mundo com a Espanha, fazendo, inclusive, o gol do título. Pra mim, isso devia ter feito toda a diferença.

O espanhol já foi eleito o melhor jogador da Europa pela UEFA, superando Messi e Cristiano. Ele foi eleito melhor jogador da Eurocopa, a qual conquistou com a seleção da Espanha, e também venceu a Supercopa da Espanha, 2011-2012, e a Copa do Rei. Mas vou partir da premissa que, como em 2010 não supervalorizou a Copa, FIFA também não usará a EURO como diferenciale retiro Iniesta da disputa. Isso é só uma especulação. O camisa 8 pode muito bem vencer e acho que tenha bola pra isso.
Continuando o pensamento de que o prêmio está entre Cristiano Ronaldo e Messi. O argentino conquistou os mesmo títulos de seu companheiro Iniesta com exceção, é claro, da Eurocopa. O português venceu o campeonato espanhol, superando finalmente o Barcelona, e também a Supercopa da Espanha, 2012-2013. A Champions poderia ser a consagração de um dos dois, mas nenhum dos dois conseguiu aproveitar.
Cristiano ainda teve a chance de conquistar a EURO, conseguir o primeiro título de sua seleção na competição, escrever seu nome na história e dar um grande passo a frente de Messi. Não conseguiu e, talvez, esse fracasso possa ser levado em consideração. Na minha visão, ambos estão empatados. Fizeram um número espetacular gol, mais do que poderíamos imaginar. O diferencial deve ser o título da liga espanhola , vencido pelo Madrid, e por Ronaldo.

técnico José Mourinho, em entrevista ao jornal português “A Bola”, afirmou que o título desse ano é de seu pupilo do Real. Ressaltou inclusive que “Se Cristiano não ganhar a Bola de Ouro nesse ano, é só porque ele não é bonzinho”. Em outros trechos da entrevista, ele ainda diz que Cristiano fez do Madrid um time vencedor e que mostrou como pode ser um jogador de alto nível na Inglaterra, na Espanha, ou em qualquer lugar. Mou ainda aproveita e alfineta Messi, dizendo que ele só brilha dessa forma porque cresceu no clube que joga e com os companheiros de time, deixando a entender que não seria o mesmo se mudasse de clube. Confesso que eu queria, de verdade, ver isso, Lionel jogando no futebol argentino, por exemplo.
E pra você, sem muita conversa, Messi ou Cristiano Ronaldo? Ou ainda Iniesta? Mourinho falou bobagem sobre Messi? Será que ele seria o mesmo em outro clube? Mostre pra mim o seu pensamento nos comentários.