quinta-feira, 24 de maio de 2012

Biografia de Madre Teresa...


Agnes Gonxha Bojaxhiu, verdadeiro nome de Madre Teresa de Calcutá, nasceu em 1910, na Macedônia. De uma família católica, desde cedo teve contato com a religiosidade, chegando, inclusive, a ser solista no coro da igreja.

Com menos de 12 anos de idade, sentiu o desejo de ser missionária e dedicou a vida a realizar esse intento. Ingressou na Congregação Mariana e em 1928, na Casa das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, na Irlanda. Em 1931, foi para a Índia, onde as irmãs de Loreto tinham um colégio.

Foi lá que fez os votos de obediência, pobreza e castidade, passando a adotar o nome de Teresa.
Da Índia foi para Calcutá, lugar onde viveu como religiosa e professora, no Colégio Santa Maria. Em 1937 fez a profissão perpétua, que significa a dedicação total e por toda a vida.

Quase 10 anos depois, em 1946, Madre Teresa teve uma revelação. Ouviu uma voz interior a chamando para abandonar o convento de Loreto, em Calcutá e viver entre os pobres. Obteve autorização do Papa Pio XII dois anos depois para seguir o chamado. Passou a adotar os trajes que a fizeram conhecida no mundo inteiro: sári branco, debruns azuis e uma cruz no ombro. Ajudava aos pobres e famintos, pedindo ajuda nas ruas. Com o número d seguidoras aumentando, pôde, em 1950, fundar a Congregação de Religiosas.

Além disso, Madre Teresa fundou casas religiosas em toda a Índia e em outros países. Conseguiu visibilidade para o seu trabalho, tanto que conseguiu uma casa, cedida pelo Papa João Paulo II, para recolher os pobres. A casa se chama “Dom de Maria”.


Em 1979, recebeu o prêmio Nobel da Paz, sendo homenageada pelos servidos que prestou à humanidade. Morreu, aos 87 anos, de uma parada cardíaca.
Foi beatificada pelo Papa João Paulo II, em 2003.